domingo, 28 de março de 2010

1ª queda mais grave...

Ontem o Ricardo caiu na cozinha e o banco caiu em cima dele... A Rita só diz que a culpa foi dela e sinceramente não sei se foi ou não, mas que ela lá estava ao pé dele estava...

Bom e o resultado foi um grande golpe na orelha e uma nódoa negra na cara. Mas a orelha estava mesmo mal e por isso fomos ao hospital.
Ele foi gritaria e mais gritaria para lhe conseguir lavar a ferida e para lhe conseguir "colar" a orelha. Agora é só esperar 15 dias e vai ficar com a orelha como nova. Esperemos ;-)

E o Ricardo já sabe onde está o pé, a mão e a boca. E tenho um pressentimento que orelha também vai aprender depressa, já que lhe ando sempre a dizer para não mexer nela :-)

sexta-feira, 26 de março de 2010

Curtas, mas para registar...

Hoje fui às compras, e para quem ía SÓ comprar um presente para o Fred (PARABÉNS!!!! Ainda não o vi, mas já me disseram que é LINDO!!!!) acabou por vir de lá com sacos e mais sacos de roupa (para a Rita, claro) e sapatos e chapéus e calções de banho e t-shirts para o Ricardo (que também merece, apesar da roupa de menina me fazer muito mais perder a cabeça...).

O Ricardo anda o mais refilão possível... e acho que anda chateado comigo, pois sempre que está no meu colo prefere o do pai... É paixão por ele, mesmo!!! Mas vá lá, quando o vou buscar à escola corre para mim, imaginem que não me ligava nenhuma, aí era a vergonha total... ainda pensavam que eu andava a maltratar a criança ;-)

Já tomaram banho os dois juntos na banheira, mas o Ricardo ainda tem um bocado de medo do chuveiro e acabei por não conseguir lavá-los ao mesmo tempo... voltamos a experimentar daqui a umas semanas.

E este domingo vamos ver o disney on ice (e desta vez vou eu, que o pai foi ver as winxs). Espero que não seja uma grande seca!!!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Ortopedista

E lá fomos eu e a Rita à consulta que estava marcada desde Dezembro...

Ele confirmou o que a outra Dra. tinha dito, ou seja, ela não tem problemas de costas e quando diz que lhe doi é por imitar os adultos que dizem a mesma coisa ou é simplesmente para chamar a atenção.

Mas ao observá-la, e após a 'torcer' para todos os lados, perguntou-me se ela não costuma cair muito, perguntou se ela sabia andar de bicicleta e perguntou se ela a andar não parecia uma trapalhona desengonçada... Eu até achei piada, pois ele acertou em tudo.

Cair é com ela, não andasse ela sempre cheia de nódoas negras. Trapalhona a andar nunca vi pior, sempre a tropeçar em tudo e em todos. Andar de bicicleta  ando a ensinar-lhe há bué, mas dar aos pedais é mais bolos...

E então afinal existe uma explicação para ela ser assim, ela tem as articulações 'relaxadas' como ele diz, ou seja, tem muita elasticidade (consegue por exemplo tocar com o polegar no braço com a maior das facilidades), ainda não tem os musculos fortes e como tem bastante peso torna as coisas piores...
Ele disse que isto é genético, ou seja, alguém da família também deve ser assim e pensando bem realmente eu também ando sempre a cair e torço os pés muitas vezes... a elasticidade é que já não é o que era ;-).

Também é por este motivo que ela tem a barriguita mais saliente (afinal não é só por ser gordinha ;-)), pois não anda com as costas direitas.

O facto dela meter os pés para dentro também é por causa disto, pois o problema vem desde a bacia. Como os musculos e as articulações estão mais relaxadas, é mais fácil para o próprio corpo colocar os joelhos e pés para dentro. Ou seja, ele disse que os sapatos ortopédicos não iam adiantar nada, por isso o melhor é deixar mesmo de usá-los...

Conclusão, a menina tem de andar muito de bicicleta para fortalecer as pernas e tornozelos, nadar muito para ficar com os musculos mais rijos, fazer muita ginástica também para fortalecer os musculos e não ganhar muito peso (esta parte é que é mais difícil... :-)). O ballet também faz bem, pois andar em bicos de pés é excelente para fortalecer os músculos, o problema aqui é que das aulas que eu assisti nunca vi a Rita andar em bicos de pés ;-)

Só lá para os seis anos é que se pode fazer um diagnóstico mais concreto, pois até lá o corpo dela ainda se está a formar, por isso agora é esperar para ver como irá ela crescer...

segunda-feira, 22 de março de 2010

Os anos do Ricardo

Correram MUITO bem e hoje segunda feira estou MUITO cansada...

Isto de fazer festas em casa dá muito trabalho. Ainda bem que agora só há mais em Dezembro e se não for outra pessoa a organizar e a tratar de tudo, acho que para o ano não vão haver festas. ;-)

Mas o Ricardito ficou delirante com o bolo na escola, ele e os amiguinhos que se atiraram ao bolo com as mãos e aquilo é que foi sujar a sala toda. Uma coisa que só visto mesmo :-)

Adorou o jantar e cantar os parabéns em casa, apesar de já ter passado a hora dele dormir e por isso estar a ficar um bocadito rabugento.

No sábado houve festa em casa e a confusão foi tanta que o Ricardo adormeceu às 20h e pouco e só acordou no domingo às 7h :-)

Aliás já quando lhe estava a dar o almoço ao 12h ele ia adormecendo na cadeira e por isso dormiu quase três horas seguidinhas antes da festa (agora imaginem se ele não tivesse dormido a sesta...).

No domingo ainda fomos aos anos do vôvô (sim, que cá em casa teimamos em fazer anos sempre ao pé uns dos outros...) e novamente festa.

sexta-feira, 19 de março de 2010

E hoje o Ricardo...

... faz UM ANINHO. Foi um presente para o papá e por isso nasceu no seu dia (PARABÉNS PAPÁ!!!) :-)

Está a ficar grande, refilão, com mau feitio, mas MUITO meiguinho, com um humor refinado e muito engraçado. :-)

E com UM ANO o Ricardito já anda a toda a velocidade, já diz olá (se bem que é só quando lhe apetece e temos de fazer um esforço para o perceber), já refila quando não lhe fazemos as vontades, já faz a vida negra à irmã, já bate palminhas, já esconde a cara, já dá uns beijinhos e uns abracinhos deliciosos e é muito fácil pô-lo a rir à gargalhada. :-)

Gosta muito de jogar à bola e começa agora a preferir os carros às bonecas da irmã (e ainda bem né?), se bem que as barbies são as preferidas dele, vamos esperar que seja pelos atributos das mesmas ;-)

Mas o que ele mais ADORA é estragar tudo o que a irmã esteja a brincar, seja destuir os puzzles, seja espalhar as bonecas, seja tirar-lhe tudo o que ela tiver na mão... Ela passa-se, claro!! Ahh e gosta muito de andar a correr atrás dela e ela a correr à frente dele. Isso é que é dar gargalhadas :-)

Parece que foi ontem que eu estava a ir para o hospital e afinal já passou UM ANO. Eu só consigo pensar (Como é que é possivel o tempo passar TÃO DEPRESSA?!?!)

quinta-feira, 18 de março de 2010

Hoje foi dia de médico...

E o Ricardo já pesa 11,300kg e tem 78 cm, está nos dois no percentil 75.
A cabecita já mede 48 cm e por isso continua no percentil 90.

Já tem 7 dentes :-)

A médica ficou contente por ele já andar e diz que o facto dele ainda não dizer nada é normal...

Disse para ele ir para a praia (quando tiver bom tempo, claro) e que quando começar o bom tempo é provável que ele deixe de estar doentinho.

Pode comer de tudo, excepto marisco, caracóis e morangos só lá mais para o verão. Vai começar a beber leite de pacote (viva acabou o pó!!!) e acabaram-se as gotas :-)

A Rita e o Ballet

Ontem foi dia de Ballet na escola e os papás foram ver :-)

A Rita estava delirante e apesar de se distrair um bocadinho com a nossa presença, fez tudo muito bem (quer dizer, o melhor possível...). :-)

Ainda bem que nós fomos ver a aula, pois ficou decidido que a Rita para o ano vai para o judo. Quem sabe para o judo ela não tenha mais jeito? ;-)

terça-feira, 16 de março de 2010

E desde domingo...

... que o Ricardito está doente novamente...

Já nem vou falar mais.

Desta vez é uma otite e garganta inflamada, e claro, está a antibiótico novamente.

Uma semana na escola e não se aguenta mais do que isso.

E eu lá vou ter mais uns dias de férias :-(

Mas mesmo doente não quer ficar em casa quando me vê a vestir o casaco e a vestir a mana. Vai para a porta senta-se e chora :-(

Ahhh e a 1ª palavra do menino, que podia ser mamã :-) não é, é OLÁ.
Tão simpático que é o meu menino ;-)

quinta-feira, 11 de março de 2010

Vê-se que está a ficar grande quando... (Parte II)

Ontem na casa de banho se vira para mim e pergunta:
 - Porque é que tens pêlos no pipi?
(e eu com cara de parva sem saber o que responder...)
 - Porque as meninas grandes têm pêlos, tu quando fores grande também vais ter...
 - E o papá também tem pêlos na pilinha?
 - Sim, o papá também tem.
 - E o mano também vai ter?
 - Sim, tu e o mano quando forem grandes também vão ter...
(E ela toda chateada)
 - Não vou nada, eu não quero ter pêlos no pipi. NÃO QUERO, NÃO QUERO!!!

(Está bem filha, não te chateies com isso, na tua altura a depilação a laser já deve ser uma pechincha ;-))

Vê-se que ela está a ficar grande quando...

... ao lhe ler uma história e para ser mais rápido se saltam umas páginas (eu sei que não é o mais correcto, mas de vez em quando lá calha), ela já repara nisso e diz:
 - Oh mãe não é isso, a história não é assim... (e vai á procura da página correcta).

Das duas uma, ou já lhe li tantas vezes a mesma história e ela já a sabe de cor, ou então já está a ficar crescidinha e já percebe que está a ser enganada ;-)

Esta noite...

Os meus meninos portaram-se tão bem, mas tão bem que cheguei ao trabalho às 10h da manhã...

Fazem é tudo ao contrário, pois hoje que estava sozinha (pois o papá com a desculpa que vai trabalhar foi para a borga ;-)) com os dois e precisava de me despachar, não me importava que eles me acordassem cedo. Claro que hoje resolveram dormir até às 8h da manhã seguidinho e sem acordar uma unica vez durante a noite e eu quando acordei e olhei para o relógio eram dez para as oito.

Já percebi que o Ricardo para dormir bem, tem de dormir POR CIMA do edredon e não por baixo como as pessoas normais... Ahhh e ao contrário, com a cabeça para os pés da cama. Deve achar o colchão duro e assim fica mais fofinho ;-)

Novo record, tomar banho e vestir-me enquanto os dois estavam a beber leite, vestir ele, vestir ela, arranjar as mochilas e conseguir sair de casa tudo em 50 minutos :-)

quarta-feira, 10 de março de 2010

A Rita hoje...

... vira-se para mim e tem a seguinte conversa:

 - Mamã onde vamos hoje?
 - Tu vais para a escola e a mamã vai trabalhar...
 - Eu não quero ir para a escola, porque é que eu tenho de ir SEMPRE para a escola?

(E se ela pensa assim com 3 anos, o que irá ela pensar quando tiver 30? ;-)
Mas como eu a percebo, sim que eu por mim hoje também tinha ficado em casa...)

E só se convenceu quando lhe disse que logo iamos aos anos do primo e que ele ia ter um bolo do Ben Ten (PARABÉNS PEDRO!!! :-))

Nota: E não é que agora a menina que dorme sem chucha demora mais de uma hora para adormecer? Deito-a às dez e às onze ainda anda acordada e eu fico possessa e completamente sem paciência. Qualquer dia vou eu dormir e ela que se deite quando quiser, boa?

Análises

Resultado das análises: Tudo OK :-)

Afinal o rapaz não tem alergias, anemia, ou outra coisa qualquer...

Anda sempre constipado porque lhe apetece, porque prefere ficar em casa com a mamã ou com os avós do que ir para a escola, porque deve gostar de fazer aérossois, porque o tempo também não muda e com esta chuva e frio todo quem é que não anda sempre doentinho...

Vamos lá ver agora quanto tempo é que ele aguenta sem ficar em casa novamente :-)

Ahhh e já agora que ele está bem de saúde, bem que podia voltar a dormir a noite toda novamente, que tal? Era uma boa ideia não era? É que acordar à 1h30 e depois acordar às 6h e não conseguir que ele volte a adormecer é dose!!!

Vais fazer um aninho por isso vê lá se te portas bem e começas a dormir a noite toda, pelo menos até às OITO da manhã, não é pedir muito pois não?

sexta-feira, 5 de março de 2010

Uma pica

E como ontem a médica também achou estranho ele andar sempre doentinho e para saber se são alergias mandou-nos fazer análises.


Tadinho, um bracito tão pequenino, uma veia que quase nem se vê, uma seringa maior que a mãozita dele e uma agulha maior que um dedito dele. Ele a berrar e eu em pânico.


Sim, foi este o filme que se passou hoje de manhã...

quarta-feira, 3 de março de 2010

Reunião da escolinha

Ontem foi dia de reunião da sala da Rita.

Tiveram a explicar o método de ensino que lá praticavam (High Scope), método esse que eu desconhecia (sou uma mãe completamente desnaturada), mas que pelos vistos existe em muitas escolas. Não o praticam de forma pura, mas em conjunto com outros métodos.

Soube também que existem meninos que já sabem dizer o abecedário todo e fiquei muito surpresa, pois a Rita nem o 'a', 'e', 'i', 'o', 'u' sabe dizer. Sabe contar até dez e por vezes atrapalha-se, sabe os dias da semana e é por causa da música do Ruca, mas nunca sabe que dia é hoje ou que dia vai ser amanhã ;-)

Ritinha, Ritinha, já sabes o que vamos treinar neste fim de semana. Como é possível não saberes estas coisas? ;-)

Falámos ainda sobre o passeio que fizeram ontem a um parque de diversões que tinha muitos insufláveis gigantes (e pelo que percebi a Rita andou por lá toda maluca) e sobre o passeio que fizeram na semana passada ao museu da Carris e de como gostaram de andar de eléctrico. Fartam-se de passear estes miudos :-)

E tinha corrido tudo super bem, não fosse no fim da reunião me virem chamar porque o Ricardo estava com febre desde o inicio da tarde. Claro está que me chateei, então mas não mo podiam ter dito quando cheguei à escola? Ou mesmo telefonado quando viram que o rapaz tinha febre? Onde é que já se viu o miúdo com febre e eu numa reunião da escola em vez de o levar para casa...

E agora fica de molho até segunda feira. Ele e eu, que vou ficar em casa para ver se ele melhora de vez.

Estou a ficar farta deste inverno, o rapaz desde Janeiro que não se consegue aguentar mais do que 3 ou 4 dias sem estar doente. Irra!!!!